ROVEEb

Um mundo de conhecimento

Escrito por: Mateus Roveda

29 Dez 2020

Como guardo meus dados na nuvem

Nextcloud logo

Cada vez mais é difícil armazenar dados e confiar em serviços que prometem privacidade e segurança, além de disponibilidade. Vivemos em um mundo tecnológico onde alguns serviços oferecem planos gratuitos, mas, será que esses serviços são bons e confiáveis para armazenarmos nossos dados? Pensando nisso, estou escrevendo esse post para mostrar como é a estrutura e como guardo meus arquivos pessoais.

Eu, particularmente, sou muito apegado a privacidade e segurança, optando por buscar utilizar ferramentas e serviços que sejam livres (Software Livre). Isso não só me da total controle dos meus dados como também abre portas para personalização e adaptação conforme o meu uso diário.

Dada essa introdução, vamos falar hoje, basicamente, sobre o Nextcloud, uma nuvem livre que permite uma expanção gigantesca que me atende muito bem nas minhas tarefas. É importante frizar que eu tenho um vídeo lá no canal ROVEEb onde falo como montar um servidor próprio utilizando Nextcloud + Docker + Let’s Encrypt, tudo isso de maneira rápida e fácil. Lá também você poderá encontrar um vídeo falando sobre os principais aplicativos que sua nuvem precisa ter.

Falando um pouco de história, o Nextcloud nasceu de um fork do ownCloud e criado por Frank Karlitschek, um dos fundadores do ownCloud. Esse fork se deu pois o ownCloud alterou suas políticas, seu foco e sua visão sobre o software, dando foco para o comercial e deixando de lado a cultura do Software Livre. Nascia então, o Nextcloud como conhecemos atualmente.

Mas, por que usar o Nextcloud? Vou ser bem sincero, eu não confio muito em serviços como o Google ou Dropbox, pois por mais que possuam uma grande fatia do mercado e se mostram um tanto quanto confiáveis perantes a ataques para roubo de informações, seus termos de serviço são confusos e complexos, deixando brechas abertas para venda de dados para empresas que eu não gostaria que tivessem minhas informações. Além disso, o Nextcloud me permite personalizar utilizando aplicativos desenvolvidos pela comunidade, o que aumenta a sua gama de funcionalidades.

Hoje em dia, meu servidor está rodando em uma VPS da Contabo, pois além de estar em um país razoável para privacidade, tem um preço acessível e atende muito bem as minhas necessidades. Por motivos de estudos, não estou rodando a aplicação utilizando Docker, mas utilizei e utilizo, em instalações para parceiros que realizei, esse repositório que foi citado no começo do post.

O Nextcloud não utiliza muitos recursos do meu servidor, a não ser quando utilizo um dos aplicativos, o OnlyOffice, para editar planilhas ou apresentações. No mais, seu uso não ultrapassa os 500MB de memória (monitoramento que realizei).

Essa possibilidade de instalar aplicativos é maravilhosa, porém também é necessário ter cuidado com o que se está instalando a mais, pois pode causar problemas de segurança, privacidade ou até mesmo de desempenho. Existem alguns aplicativos que eu acho fundamentais de se ter instalados e que me ajudam a aumentar a minha produtividade e evolução em tarefas. Entre os aplicativos que eu não vivo sem posso citar:

  • Two-Factor TOTP Provider: Esse aplicativo me permite habilitar a autenticação em duplo fator na minha instância, o que do ponto de vista da segurança, é algo essencial e que SEMPRE deveria ser utilizado.
  • OnlyOffice: É um aplicativo que me permite utilizar o Office de maneira online, ou seja, tenho um servidor (pode ser usando o Document Server) rodando e me conecto a ele utilizando o OnlyOffice, dessa forma, posso editar planilhas, apresentações e textos de forma 100% online. É um aplicativo que está evoluindo e possuí varias funcionalidades.
  • Notes: Troquei o Joplin por ele, mantenho instalado o aplicativo no meu celular e edito as notas pela Web, um excelente aplicativo para manter, classificar e criar notas. Tem suporte a Markdown, o que, basicamente, nos permite fazer qualquer tipo de nota.
  • Deck: Troquei o Trello a pouco tempo por essse aplicativo, principalmente para controlar meus fluxos de leitura e de tarefas pessoais a realizar. Tem alguns pontos a melhorar, como por exemplo data de término do cartão, capas e alguns bugs que fui encontrando. Fora isso, é um excelente aplicativo e está atendendo muito bem o que preciso fazer no meu dia a dia.
  • News: Esse app pode não servir de serventia para algumas pessoas, mas eu não vivo sem. Com ele, coloco os feeds dos sites que são minhas fontes de informação e de um lugar, consigo ler todas as notícias de maneira simples.
  • Keeweb: Eu utilizo o KeePass para gerenciar minhas senhas. As vezes, preciso logar rapidinho em algum lugar na Web para pegar uma senha de um serviço ou algo parecido, então, com o Keeweb consigo abrir meu banco de dados, alterar minhas senhas e fazer praticamente tudo o que faço com os aplicativos KeePassXC e Keepass2Android.
  • Contacts: Meus contatos estão todos salvos nesse aplicativo, tem algumas questões a melhorar, mas no mais, cumpre com seu proprósito e não tenho mais medo de perder meus contatos após trocar de celular ou de chip.
  • Calendar: Como o próprio nome já diz, um calendário. Ele se integra com o Deck e o Tasks e tem algumas funcionalidades interessantes. A um bom tempo tornou-se meu calendário principal.
  • Mail e RainLoop: Aplicativos para e-mail. O primeiro, Mail, é um dos aplicativos destaques do Nextcloud. Sua interface meio que se “integra” ao Nextcloud, ficando mais bonito em sua visualização. Tem alguns pontos que precisam melhorar e por isso estou testando o RainLoop, que é um Webmail já conhecido e essa integração com o Nextcloud está me deixando bem satisfeito.

Caso você queira ver um pouco mais sobre aplicativos, tenho esse vídeo onde abordamos esse assunto

Além da nuvem, mantenho meus dados em um HD Externo, como forma de backup caso ocorra algum tipo de problema com a minha nuvem (nunca se sabe quando isso irá acontecer). Alguns dos planos que tenho para o futuro é armazenar o backup em um bucket, porém, minhas condições financeiras ainda não permitem essa liberdade e esse gasto.

Para finalizar, o Nextcloud é uma excelente solução comercial, podendo fazer você ganhar um bom dinheiro com sua instalação e suporte. Além disso, para uso pessoal, pode ser divido com amigos, onde você pode cobrar por contas a fim de custear o servidor. O mais interessante disso, além da privacidade e do controle dos seus dados, é que você tem total controle sobre personalizações, podendo deixar do seu gosto e necessidades.

E ai, como você guarda suas informações?

// see you later


Categorias



Veja também