ROVEEb

Um mundo de conhecimento

Escrito por: Mateus Roveda

17 Mai 2022

Como criar pendrive bootável pelo terminal

Criar pendrive bootável pelo terminal

Como um bom utilizador das distribuições GNU/Linux, estou constantemente criando pendrives bootáveis.

Não é uma tarefa difícil, mas não gosto de depender de softwares para algo funcionar. Então, o tutorial abaixo será de como criar um pendrive bootável utilizando somente a linha de comando.

Caso queira, fiz um vídeo ensinando:

Download da ISO do sistema

O primeiro passo para conseguir criar um pendrive bootável pelo terminal é baixar uma ISO de um sistema que deseja instalar.

No tutorial estarei utilizando uma imagem do Linux Mint 20 como exemplo.

Descoberta do pendrive

Após termos a ISO baixada, precisamos descobrir o nome/diretório onde o nosso pendrive está montado. Lembre-se que para esse passo é necessário ter espetado o pendrive na máquina.

Para descobrir tal informação, basta rodar o comando

df -h

Uma saída parecida com essa será mostrada:

saída comando df no terminal

No exemplo, o caminho para o meu pendrive é /dev/sda1.

Como podemos visualizar na imagem, o meu pendrive é o último dispositivo. Não é uma afirmação, mas na maioria dos casos ele aparece listado por último. Você pode verificar pelo nome dele ou até pelo espaço utilizado. (adicione um -h ao comando df para ter uma melhor visualização da saída)

Criação do pendrive bootável

Agora que já temos a ISO baixada e a informação de onde o nosso pendrive está montado, podemos utilizar um comando mágico que irá criar o pendrive bootável para nós. Não vou entrar em muitos detalhes, mas vamos utilizar o comando dd para realizar essa tarefa. Caso queira ler um pouco mais, aqui vai um post bem bacana falando sobre ele.

O comando utilizado para fazer isso é o:

sudo dd if=/caminho-para-a-iso of=/caminho-pendrive bs=4M status=progress

Ou seja, no trecho if=/caminho-para-a-iso altere para o caminho de onde você salvou a ISO do sistema. Ex.: if=/home/mateus/Downloads/linux-mint-20.iso. Já no trecho of=/caminho-pendrive é o caminho para o pendrive. Como vimos na imagem da seção anterior, o caminho para o meu pendrive é /dev/sda1, então, o meu of ficaria: of=/dev/sda1.

Exemplo do comando preenchido:

sudo dd if=/home/mateus/Downloads/linux-mint-20.iso of=/dev/sda1 bs=4M status=progress

Para finalizar, só dar um ENTER e aguardar o processo executar. Ao final, seu pendrive já será bootável e você poderá utilizá-lo para instalar o sistema desejado seja na sua máquina ou em outras máquinas.

E ai, curtiu o tutorial? Deixa teu comentário aqui em baixo com sugestões :-)

// see you later


Categorias



Veja também